Bem Vindo!

Fica@Dica

Modelos de Cartão de Memória

 

A expansão dos mercados de, câmeras digitais, celulares, tablets, trouxe consigo uma enorme diversidade dos formatos de cartão de memória. Secure Digital (SD), Memory Stick (MS) e Compact Flash (CF) são os que se destacam entre os mais populares atualmente. Com tantas opções, é mais do que natural surgir a dúvida: como escolher o cartão de memória certo?

 

  • Secure Digital (SD)

 

Um dos mais populares cartões de memória se apresenta nas dimensões 32 mm (altura) × 24 mm (largura) × 2,1 mm (espessura) e é adotado pelas principais fabricantes de câmeras e dispositivos móveis como celulares e tablets.
A maioria dos cartões SD tem velocidade de 16x (2,4 MB/seg), mas já existem disponíveis modelos de 66x (10 MB/seg), 133x (20 MB/seg) e até 150x.O formato recebeu o nome “Secure” ("seguro", em português) por possuir um sistema de controle de direitos autorais. Em termos de proteção, ele também permite o travamento para escrita de forma semelhante aos disquetes antigos, com a diferença de que o bloqueio é feito pelo firmware do aparelho. Por meio de um adaptador, o SD se torna compatível com cartões MicroSD e MiniSD, usados em aparelhos menores, como mp3 players e celulares.Outra variação do formato é o SDHC (Secure Digital High-Capacity), um cartão SD de alta capacidade. Estes modelos têm poder de armanezamento de 4 a 32 GB, com taxas de transferência de até 200x (30MB/seg). A categoria é subdividida em quatro classes, conforme regulamentação da SD Association. Cada uma possui um poder de performance e é destinado a um determinado tipo de uso.A classe 2 é voltada principalmente para gravação de vídeo em H.264, MPEG-4 e MPEG-2; a classe 4 é para gravação de vídeo MPEG-2 (HDTV) e disparo contínuo (Burst) em DSC, ou seja, fotos tiradas em sequência rápida; a classe 6 é para quem deseja aplicar o recurso “Burst” em alta resolução, tanto em câmeras DSC quanto em máquinas profissionais SLR/DSLR; por fim, a classe 10 é a ideal para gravação de vídeo em Full HD. A partir da classe 6 já é possível fazer filmagem, mas as menores podem apresentar travamento ou mesmo não fazer a gravação.Há, ainda, a classe UHS 1, que apresentam maior poder para gravar vídeos de grande porte em HD e transmitir dados em tempo real. Nessa categoria, a velocidade de transferência é de 633x (95MB/seg) na leitura e até 600x (90 MB/seg) na gravação.

 

  • Memory Stick

 

Fabricado pela Sony, o Memory Stick é um cartão de memória flash que possibilita guardar grande quantidade de dados de diversos tipos, como foto, música, vídeo, jogos e arquivos em geral do computador. Algumas câmeras digitais da Samsung e a Minolta também utilizam este cartão, mas o uso majoritário é do próprio fabricante. Ele também é conhecido como IC Recording Media, que, traduzindo significa Mídia de Gravação com Circuito Integrado, razão pela qual também propicia alta velocidade na transferência de dados.Os modelos básicos atuais são o Memory Stick Pro, o Memory Stick Pro Duo e o Memory Stick Micro, este último destinado a uso em celulares. Um dos aspectos mais interessantes é que, em caso de perda de energia, por exemplo, os dados arquivados até o momento do incidente não são perdidos, e o usuário pode retomar o processo de transferência depois.Mas há também outros padrões de Memory Stick, indicados para produção de fotos e vídeos em alta definição. É este o caso do Memory Stick Pro-HG (High Grade), que, através de um novo sistema de barramento de dados, tem velocidade de até 60 MB/seg; do Memory Stick Pro Duo – Mark 2, próprio para uso em produtos AVCHD (Advanced Video Codec High Definition); e do Memory Stick PRO HG DUO HX, que garante alta velocidade de transferência de dados.

 

 

http://www.multifour.com.br/informatica/armazenamento-de-dados/cartao-de-memoria.html